Um dos vários pontos altos da segunda edição da Feira da Conexão entre Indústria, Comércio e Serviços de Sete Lagoas (Feconex) foi a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae MG (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo). O propósito dessas rodadas é a criação de um ambiente de interesses mútuos e de confiança que permita ampliar a rede de contatos para realizar vendas e novos contatos.
Como o objetivo é realizar conexões de interesse mútuo, a rodada é um evento voltado a empresários e lideranças que desejam prospectar e fechar negócios diretamente. E foi um sucesso, é o que demonstra os números divulgados pelo Sebrae após a Rodada de Negócios na Feconex 2023.
Segundo dados coletados pelo Sebrae, foram 10 empresas âncoras compradoras e 57 fornecedores presentes. De acordo com a analista da entidade, Samira Melo, a estimativa de recursos que a rodada vai movimentar pelos 12 meses é de aproximadamente R$ 5,4 milhões.

Em um contexto de competição acirrada que é o ambiente de negócios, a possibilidade de mostrar seus produtos e serviços a potenciais parceiros e/ou clientes é fundamental. Samira Melo avalia que trata-se de uma excelente oportunidade para conectar as empresas de pequeno e médio porte às grandes empresas.
“Geralmente, os pequenos têm dificuldade em chegar aos representantes das grandes empresas. E, neste contexto, a Rodada de Negócios oportuniza isso. Há o grupo de compradores (âncoras) e os potenciais fornecedores, que apresentam seus produtos e serviços”. Se o negócio não é gerado naquele momento, pelo menos abriu as portas para as ações futuras:
“O estande da Sebrae foi muito frequentado e oferece soluções para quem nos demanda. Estamos presentes cada vez mais na região. Nossa abrangência na microrregião é de 23 municípios e mais Sete Lagoas. Temos trabalhado muito voltados para o desenvolvimento econômico regional, além de dar o suporte institucional ao empresariado através de capacitações, parcerias e atendimentos in loco”, finalizou Samira.

COMPRADOR E VENDEDOR
Como comprador, Felipe Ferreira, coordenador de compras do Grupo Multitécnica Industrial, EletroMineral, MultiLogística, GeralMetais e MicroSol, elogiou a Rodada de Negócios do Sebrae e suas vantagens:
“Somos uma empresa de grande porte puramente sete-lagoana. Na Feconex conectamos com os principais parceiros para estabelecer parcerias comerciais e técnicas, trazendo soluções para todos os envolvidos através de parcerias duradouras”.
As vantagens de fechar contratos com empresas de Sete Lagoas e região? Felipe respondeu:
“A disponibilidade será grande de serviços, o que gera empregos. Os fornecedores regionais nos trarão grande vantagem comercial diante o baixo custo financeiro que envolve toda operação logística do negócio, trazendo vantagens também na disponibilidade de estoque de materiais e serviços, completou Felipe.
O empresário Rodrigo Ribeiro, do Grupo Veredas – que tem como negócio a comercialização de espaços em condomínios e loteamentos – achou proveitosa a Rodada de Negócios.
“Foi muito positiva. Conseguimos apresentar nosso produto para uma gama de clientes muito diversificada de negócios e de alto nível. Expomos com clareza para pessoas que estavam ali para nos ouvir. A Feconex está muito bem-organizada, com muitos expositores, estrutura adequada. A organização está de parabéns e já aguardamos a terceira edição.
O QUE É RODADA DE NEGÓCIOS?
Segundo o Sebrae, na rodada de negócios, a organização encontra empresários que podem ter interesse em adquirir os seus produtos ou contratar os seus serviços.
A empresa através de seu representante faz uma demonstração do que tem a oferecer, seja disponibilizando a amostra de um produto, seja pela apresentação de seus resultados e comprovação das suas capacidades produtivas.
A ideia é que as apresentações sejam dinâmicas e focadas. A participação em uma rodada de negócios pode ser positiva para a empresa mesmo que ela não realize vendas, pois o evento possibilita criar novas conexões e captar as tendências de mercado.
A Feconex 2023 tem organização do Grupo UAI juntamente com ACI e CDL. O evento conta com patrocínio Máster do Sicoob Credisete.